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Framework Analytics

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Nesta versão dinâmica, você pode ver os itens que são para GA – Universal Analytics e GA4 (em breve)

1

Objetivos – Macro e Micro

Macro-objetivos

  • Principais metas do site;
  • O negócio depende diretamente destes resultados;
  • Razão da existência do website ou App.
Exemplos:
  • E-commerce | Vendas
  • Portfolio | Preenchimento do formulário de contato

Micro-objetivos

Ações do usuário no seu site que podem gerar insights para o negócio; Negócio não depende diretamente dessas ações.

Exemplos:
  • E-commerce | Taxa de Inscrição em Newsletter
  • Portfolio | Tempor de permanência no site.
2

Métricas – Indicadores e KPI’S

Métricas

São as medidas brutas, atômicas e de composição simples, como formatos de valores financeiros e quantidades. São a base de qualquer follow-up operacional.

Indicadores-Chaves de Performance

São medidas de desempenho calculadas a partir das métricas. Também são chamadas pelo termo em inglês: Key Performance Indicator ou simplesmente KPI. São chamadas de Chave por serem essenciais para o acompanhamento do desempenho da estratégia.

3

Criação de Contas

Antes de iniciar o tagueamento, é necessária a criação da conta no Google Analytics (G.A). Ao final do processo de criação da conta, o G.A. exibe o código de propriedade (Universal Analytics – U.A) do website juntamente com o código de tag de página que precisa ser inserido em todas as páginas do website. Para aplicativos, é necessário utilizar o firebase, e nele é gerado o arquivo sdk (esse dados poderão ser vistos no GA4 – nova versão do Google Analytics) O arquivo SDK – Software Development Kit, que deverá ser incorporado ainda no desenvolvimento do app, para que as capturas aconteçam e sejam direcionadas para o Firebase e consequentemente no GA4.

Tagueamento

Existem 3 tipos de TAG’s terá que implementar as tags segundo descrição abaixo:

  • Tag de página: deve ser aplicada em todas as páginas do website ou telas do app e será disparada a cada página/tela que o usuário acessar.
  • Tag de evento: deve ser aplicada para capturar as ações que um usuário realiza: cliques, exibições de banners, preenchimentos de campos, botões de downloads e etc.
  • Tag de e-commerce: deve ser aplicada para acompanhar a jornada de e-commerce – exibições de produtos, produtos adicionados ou removidos do carrinho, uso de cupom de desconto na compra, a própria compra em si e etc.
4

Definições de Visões e Filtros (UA)

Vista de Propriedade – View (Universal Analytics)

A view é uma visão de dados de uma propriedade (website) na versão Universal Analytics. Podemos dizer que cada view é um repositório independente dos dados coletados pelo G.A.. A recomendação do Google® é ter uma view íntegra, sem filtros, que vai coletar tudo e funcionar como backup de todos os dados.

Alguns exemplos aplicados de filtros:

  • Filtros por origem de tráfego: para excluir/incluir uma determinada origem (orgânico, pago, redes sociais, etc);
  • Filtros por subdiretórios do website: para excluir/incluir uma área específica do website;
  • Filtro por geolocalização: para excluir/incluir tráfego à partir de continente, país, estado (região) ou cidade.
5

Conexão das Ferramentas

Este recurso é utilizado para enriquecer as suas análises. Os dados vindos de outras ferramentas como Google Ads® e Google Search Console® alimentam automaticamente o G.A. com dados complementares possibilitando novos e importantes insights. O Google Ads® trará informações sobre as campanhas pagas, custos, palavras-chaves, etc. E Google Search Console®, trará informações sobre o tráfego orgânico, como as páginas mais vistas e as palavras chaves que foram utilizadas pelos usuários no momento da busca.

6

Configuração Busca Interna (Website) e Carrinho (e-commerce)

Busca Interna

Um recurso muito simples configurado na View do GA para capturar as palavras-chaves utilizadas na busca interna do website. Uma vez habilitado, o G.A. guarda essas palavras e irá exibi-las na consulta comportamento/pesquisa interna.

E-commerce – Carrinho de compra

Existem duas formas de fazer a captura de e-commerce, veja abaixo:

  • Tagueamento Básico: aqui são capturados o valor total da compra e os produtos que estavam no carrinho no momento do fechamento. É o mínimo para você acompanhar as suas vendas.
  • Tagueamento Avançado: além das capturas feitas no básico, é possível capturar produtos que foram adicionados e/ou removidos do carrinho, quantidade de vezes que um produto é exibido em uma lista de consulta. Além da utilização de cupons de desconto e/ou promoções.
7

T.I valida com MKT

TODA CONFIGURAÇÃO EXIGE UMA VALIDAÇÃO!

Para toda configuração feita a nível de analytics é mandatório o processo de validação. Utilize o recurso de Tempo Real no GA ou Plugins no Navegador. Essa primeira validação é basicamente para verificar:

  • Número da propriedade do site;
  • Visualizações de páginas (pageview);
  • Ações (eventos);
  • Validar Captura do E-Commerce (somente na view após 24 horas do teste);
8

Criação de Metas e Funis

No início do framework, falamos sobre Macro e Micro conversões e na sequência falamos das definições de métricas, indicadores e KPI ́ s. Esses levantamentos são necessários para cadastrar as metas que serão acompanhadas via Google Analytics. É possível que existam casos em que as metas precisam ser acompanhadas por sistemas internos da empresa ou por outros softwares de mercado. O importante aqui é ter controle de todas as metas que precisam ser monitoradas para saber se o negócio está indo bem ou não.

4 Tipos de Metas

  • 1. Duração: Meta de Engajamento: Percentual de sessões (visitas) que atingiram, em minutos, o tempo de permanência pré-estabelecido.
  • 2. Páginas: Meta de quantidade de visualização:Percentual de sessões (visitas) que atingiram o número de páginas pré-estabelecido.
  • 3. Evento: Meta de ações: Um evento é uma ação previamente tagueada com base no planejamento de macro e micro conversão. Percentual de sessões (visitas) que realizaram as ações anteriormente definidas como relevantes.
  • 4. Destino: Meta de visualização de uma página: Percentual de sessões (visitas) que chegaram à página destinada ao cliente. Caso você tenha habilitado e cadastrado as páginas do funil, o GA também vai exibir a taxa de conversão do funil que é justamente o percentual de visitas na página de destino sobre o total de visitas que iniciaram a jornada.
9

Mídia Própria ou Paga

Procure parametrizar as campanhas sempre de forma unificada! Assim, cada campanha será única, mesmo que seja exibida em vários locais (origem) e em vários formatos (mídias) sejam elas pagas (Google Ads e nas redes sociais) ou não (ações próprias em qualquer meio digital).

10

MKT valida com T.I

Uma vez que a primeira parte do tagueamento está funcionando, é preciso validar as configurações das metas e os disparos das campanhas previamente configurados pelo time de Marketing. O recurso para fazer essas validações é a ferramenta de relatórios de Tempo Real disponibilizados no Google Analytics. Nela há 6 tipos de consulta:

  • Visão Geral: Resumo geral em tempo real;
  • Locais: Onde estão os usuários ativos;
  • Origens de Tráfego: Quais as origens e os tipos de mídias trouxeram usuários ativos;
  • Conteúdo: Quais as páginas visualizadas pelos usuários ativos;
  • Eventos: Quais ações realizadas pelos os usuários ativos;
  • Conversões: Quais as metas concluídas pelos usuários ativos.
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Análises

Todos os passos do framework foram justamente especificados para chegarmos neste momento com uma qualidade de dados que nos permita fazer análises muito mais assertivas e capazes de gerar bons insights. Temos 4 pilares de análise:

  • Público: Qual é o perfil do público que acesso o site
  • Tráfego:: Quais as origens de tráfego trazem mais visitas e se geram conversão?
  • Comportamento:: Como estão as taxas de rejeição das landing-pages e quais são ações (eventos) que os usuários mais executam no site?
  • Conversão:: Quais são as taxas de conversão de todas as metas e como estão se comportando nos funis de conversão?
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Insights

É a capacidade de, a partir das análises de dados, gerar informações relevantes para o crescimento do negócio, além de dar suporte às áreas operacionais que o compõem. O cruzamento de dados dentro do Analytics pode trazer direcionamento para ajustar a estratégia. Além disso, os dados do Analytics podem complementar os dados externos da sua organização.

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Nesta versão dinâmica, você pode ver os itens que são para GA – Universal Analytics e GA4 (em breve)

1

Objetivos Macro & Micro

Macro-objetivos
  • Principais metas do site;
  • O negócio depende diretamente destes resultados;
  • Razão da existência do website ou App.

Exemplos:

  • E-commerce | Vendas
  • Portfolio | Preenchimento do formulário de contato
Micro-objetivos

Ações do usuário no seu site que podem gerar insights para o negócio; Negócio não depende diretamente dessas ações.
Exemplos:

  • E-commerce | Taxa de Inscrição em Newsletter
  • Portfolio | Tempor de permanência no site.
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Métricas - Indicadores e KPI'S

Métricas

São as medidas brutas, atômicas e de composição simples, como formatos de valores financeiros e quantidades. São a base de qualquer follow-up operacional.

Indicadores-Chaves de Performance

São medidas de desempenho calculadas a partir das métricas. Também são chamadas pelo termo em inglês: Key Performance Indicator ou simplesmente KPI. São chamadas de Chave por serem essenciais para o acompanhamento do desempenho da estratégia.

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Criação de Contas

Antes de iniciar o tagueamento, é necessária a criação da conta no Google Analytics (G.A). Ao final do processo de criação da conta, o G.A. exibe o código de propriedade (Universal Analytics – U.A) do website juntamente com o código de tag de página que precisa ser inserido em todas as páginas do website. Para aplicativos, é necessário utilizar o firebase, e nele é gerado o arquivo sdk (esse dados poderão ser vistos no GA4 – nova versão do Google Analytics) O arquivo SDK – Software Development Kit, que deverá ser incorporado ainda no desenvolvimento do app, para que as capturas aconteçam e sejam direcionadas para o Firebase e consequentemente no GA4.

Tagueamento

Existem 3 tipos de TAG’s terá que implementar as tags segundo descrição abaixo:

  • Tag de página: deve ser aplicada em todas as páginas do website ou telas do app e será disparada a cada página/tela que o usuário acessar.
  • Tag de evento: deve ser aplicada para capturar as ações que um usuário realiza: cliques, exibições de banners, preenchimentos de campos, botões de downloads e etc.
  • Tag de e-commerce: deve ser aplicada para acompanhar a jornada de e-commerce – exibições de produtos, produtos adicionados ou removidos do carrinho, uso de cupom de desconto na compra, a própria compra em si e etc.
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Definições de Visões e Filtros (UA) | Fluxo Dados (GA4)

Vista de Propriedade – View (Universal Analytics)

A view é uma visão de dados de uma propriedade (website). Podemos dizer que cada view é um repositório independente dos dados coletados pelo G.A.. A recomendação do Google® é ter uma view íntegra, sem filtros, que vai coletar tudo e funcionar como backup de todos os dados.

Alguns exemplos aplicados de filtros:
  • Filtros por origem de tráfego: para excluir/incluir uma determinada origem (orgânico, pago, redes sociais, etc);
  • Filtros por subdiretórios do website: para excluir/incluir uma área específica do website;
  • Filtro por geolocalização: para excluir/incluir tráfego à partir de continente, país, estado (região) ou cidade.
Configurações básicas no Fluxo de Dados para GA4
  • Cross-Domain: declare se a propriedade vai contabilizar mais de um domínio;
  • Trafego Interno: declare os IP’s internos, você não vai querer que seus acessos sejam contabilizados com os acessos do clientes, não é?;
  • Sessão: você pode declarar o tempo para contabilizar sessões engajadas e tempo para inatividade da sessão.
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Conexão das Ferramentas

Este recurso é utilizado para enriquecer as suas análises. Os dados vindos de outras ferramentas como Google Ads® e Google Search Console® alimentam automaticamente o G.A. com dados complementares possibilitando novos e importantes insights. O Google Ads® trará informações sobre as campanhas pagas, custos, palavras-chaves, etc. E Google Search Console®, trará informações sobre o tráfego orgânico, como as páginas mais vistas e as palavras chaves que foram utilizadas pelos usuários no momento da busca.
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Configuração Busca Interna (Website) e Carrinho (e-commerce) - UA | Configurações de Dados (GA4)

No Universal Analytics precisamos configurar a busca interna e o carrinho
Busca Interna

Um recurso muito simples configurado na View do GA para capturar as palavras-chaves utilizadas na busca interna do website. Uma vez habilitado, o G.A. guarda essas palavras e irá exibi-las na consulta comportamento/pesquisa interna.

E-commerce – Carrinho de compra

Existem duas formas de fazer a captura de e-commerce, veja abaixo:

  • Tagueamento Básico: aqui são capturados o valor total da compra e os produtos que estavam no carrinho no momento do fechamento. É o mínimo para você acompanhar as suas vendas.
  • Tagueamento Avançado: além das capturas feitas no básico, é possível capturar produtos que foram adicionados e/ou removidos do carrinho, quantidade de vezes que um produto é exibido em uma lista de consulta. Além da utilização de cupons de desconto e/ou promoções.
7

T.I valida com MKT

TODA CONFIGURAÇÃO EXIGE UMA VALIDAÇÃO!

Para toda configuração feita a nível de analytics é mandatório o processo de validação. Utilize o recurso de Tempo Real no GA ou Plugins no Navegador. Essa primeira validação é basicamente para verificar:

  • Número da propriedade do site;
  • Visualizações de páginas (pageview);
  • Ações (eventos);
  • Validar Captura do E-Commerce (somente na view após 24 horas do teste);
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Criação de Metas e Funis

No início do framework, falamos sobre Macro e Micro conversões e na sequência falamos das definições de métricas, indicadores e KPI ́ s. Esses levantamentos são necessários para cadastrar as metas que serão acompanhadas via Google Analytics. É possível que existam casos em que as metas precisam ser acompanhadas por sistemas internos da empresa ou por outros softwares de mercado. O importante aqui é ter controle de todas as metas que precisam ser monitoradas para saber se o negócio está indo bem ou não.

4 Tipos de Metas
  • 1. Duração: Meta de Engajamento: Percentual de sessões (visitas) que atingiram, em minutos, o tempo de permanência pré-estabelecido.
  • 2. Páginas: Meta de quantidade de visualização:Percentual de sessões (visitas) que atingiram o número de páginas pré-estabelecido.
  • 3. Evento: Meta de ações: Um evento é uma ação previamente tagueada com base no planejamento de macro e micro conversão. Percentual de sessões (visitas) que realizaram as ações anteriormente definidas como relevantes.
  • 4. Destino: Meta de visualização de uma página: Percentual de sessões (visitas) que chegaram à página destinada ao cliente. Caso você tenha habilitado e cadastrado as páginas do funil, o GA também vai exibir a taxa de conversão do funil que é justamente o percentual de visitas na página de destino sobre o total de visitas que iniciaram a jornada.
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Mídia Própria ou Paga

Procure parametrizar as campanhas sempre de forma unificada! Assim, cada campanha será única, mesmo que seja exibida em vários locais (origem) e em vários formatos (mídias) sejam elas pagas (Google Ads e nas redes sociais) ou não (ações próprias em qualquer meio digital).
10

MKT valida com T.I

Uma vez que a primeira parte do tagueamento está funcionando, é preciso validar as configurações das metas e os disparos das campanhas previamente configurados pelo time de Marketing. O recurso para fazer essas validações é a ferramenta de relatórios de Tempo Real disponibilizados no Google Analytics. Nela há 6 tipos de consulta:

  • Visão Geral: Resumo geral em tempo real;
  • Locais: Onde estão os usuários ativos;
  • Origens de Tráfego: Quais as origens e os tipos de mídias trouxeram usuários ativos;
  • Conteúdo: Quais as páginas visualizadas pelos usuários ativos;
  • Eventos: Quais ações realizadas pelos os usuários ativos;
  • Conversões: Quais as metas concluídas pelos usuários ativos.
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Análises

Todos os passos do framework foram justamente especificados para chegarmos neste momento com uma qualidade de dados que nos permita fazer análises muito mais assertivas e capazes de gerar bons insights. Temos 4 pilares de análise:

  • Público: Qual é o perfil do público que acesso o site
  • Tráfego:: Quais as origens de tráfego trazem mais visitas e se geram conversão?
  • Comportamento:: Como estão as taxas de rejeição das landing-pages e quais são ações (eventos) que os usuários mais executam no site?
  • Conversão:: Quais são as taxas de conversão de todas as metas e como estão se comportando nos funis de conversão?
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Insights

É a capacidade de, a partir das análises de dados, gerar informações relevantes para o crescimento do negócio, além de dar suporte às áreas operacionais que o compõem. O cruzamento de dados dentro do Analytics pode trazer direcionamento para ajustar a estratégia. Além disso, os dados do Analytics podem complementar os dados externos da sua organização.
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