Pular para o conteúdo principal

Pessoal, como já sabemos, o Google sempre faz ajustes na criar os rankings os sites e principalmente na hora de avaliar a qualidade de um conteúdo. Acompanhar todas essas mudanças é difícil 😅 e por isso devemos acompanhar as mais relevantes.

Em dezembro de 2022 foi feita uma revisão nas diretrizes de avaliação de qualidade de conteúdo e o Goole incluiu mais um ponto: a Experiência.

Essa diretriz vem incrementar o antigo conceito E-A-T (Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness) que passa a se chamar  “E- E-A-T” (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness).

Se você tinha dúvidas sobre a importância do conteúdo, essa mudança vem reforçar que não é uma questão de volume, mas sim uma questão de qualidade com uma boa curadoria, um bom storytelling e claro seguindo os padrões da web para estruturar as páginas. Vamos rever os 3 critérios pré-existentes e conhecer o que o Google vai considerar com o novo critério.

Experience (Experiência)

Esse é uma novidade entre os conceitos. Ele nos diz que o conteúdo será avaliado de forma a priorizar páginas que foram desenvolvidas por pessoas com experiência naquele assunto, seja em quando a pessoa que escreve tem vivência e riqueza na experiência com o tema apresentado.

Na sua opnião o que vale mais? Receber a informação a partir de alguém que realmente experienciou o serviço e/ou produto do que alguém que apenas fala por impressões de terceiros? Acho aqui esse ponto será um grande diferencial e como a mudança é recente o Google vai ajustar os algoritmos de indexação para perceber quem realmente escreve por experiência ou não.

Expertise

Se o tópico anterior leva em consideração a experiência ao abordar um conteúdo, aqui estamos falando de avaliar conhecimento e habilidade em abordar o tópico. Conforme o assunto abordado, os níveis de conhecimento específico e/ou habilidades exigidos são mais altos e precisam gerar confiança para quem vai ler sobre o tema. Veja esse exemplo: uma coisa é alguém escrever sobre as vantagens e desvantagens em ter uma casa automatizada, a outra é dizer quais são os requisitos necessários para fazer a automação. Relatar sobre a experiência é incrível e muita gente vai querer fazer isso na sua casa, mas somente um profissional especializado será capaz de escrever como fazer a instalação, quais são os equipamentos, materiais e recursos necessários para automatizar a casa.

Authoritativeness (Autoridade)

Uma coisa é experiência, outra é expertise e outra é a autoridade. E aqui a autoridade está relacionada ao quanto aquela fonte é uma referência no assunto. Quando há um órgão oficial, ele naturalmente se torna referência sobre o assunto. Mas para alguns temas há sites que viram referências para outras postagens e com isso esse site ganha a autoridade.  Neste caso o Google leva em consideração diversos fatores, como a quantidade e a qualidade dos links externos para o site, a popularidade do site, a presença de palavras-chave nos conteúdos, além da existência de um blog ou de outras publicações do autor.

Trustworthiness (Confiabilidade)

Confiança é algo muito valioso. Afinal de que adianta os fatores acima se o conteúdo não transmite confiança. Refere-se à confiança que os usuários depositam no site ou no autor.

Aqui vale recursos como o “sobre nós” para contar sobre sua reputação, depoimentos, reviews, notícias independentes, artigos ou qualquer recurso que que contribua para isso.

Tudo que endossar essa confiança é relevante.

Como podemos ver, os fatores de avaliação do “E-E-A-T” são muito importantes, e é preciso estar atento a todos eles para ter um melhor desempenho no ranking do Google.

Você quer mais referências sobre o assunto, acesse o blog do Search Console que justamente fala sobre essa mudança e nele você vai encontrar todas as diretrizes sobre os pontos que são avaliados como critérios de pesquisa.

Boa sorte!

×