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Quando a notícia do novo Google Analytics, a versão 4, veio ao ar em outubro de 2020 – (veja aqui a notícia), eu achava que o Google ir demorar um tempo para definir essa nova interface, afinal a versão Universal tinha surgido em 2013 e ficou por tanto tempo. Mas acabei me enganando. Em Março de 2022 o Google veio com a notícia de que o GA4 será a ferramenta oficial em julho/2023.

Em 2019 eu lancei o Framework de Analytics para Google Analytics Universal justamente para ajudar você a organizar seu processo de implementação de analytics.

Agora estou lançando o Novo Framework para o Google Analytics 4.

Ele é composto de 12 ítens que são agrupados em 6 grandes etapas:

  • Estratégia: Identificar as principais jornadas de conversão e conversões secundárias;
  • Performance: Após identificar as jornadas, quais serão as métricas, indicadores e KPI’s que vão monitorar as Jornadas;
  • Configurações: Quais são as etapas a serem realizadas para configurar o GA4 de forma que os dados coletados permitirão você a monitorar suas conversões;
  • Validações: Antes de analisar é recomendado validar se todo o setup foi feito e se os dados estão chegando da forma que foi estipulado;
  • Análises: Agora sim podemos fazer análises pois você passou pelo passo de validação;
  • Insights: Direcionamentos tácticos e estratégicos vão surgir à medida que as análises forem realizadas.

Vamos ver como ficam as 12 etapas para o GA4?

Estratégia

Dentro da estratégia vamos abordar as conversões: macro e micro.

  • Conversões Macro: são as principais metas do negócio que dependem diretamente destes resultados. No caso de negócios híbridos, essas conversões no digital são a razão da existência do website ou app.
  • Conversões Micro: são ações secundárias que o negócio não depende delas, mas podem trazer insights para suas análises.

Performance

É nesse momento que os objetivos tornam-se métricas que irão compor vários indicadores que uma vez combinados vão mostrar o desempenho do seu negócio. Cuidado aqui ao escolher apenas uma métrica ou indicador. Para saber mais sobre métricas, indicadores e KPI’s, veja meu post sobre esse tema

As duas etapas acima se aplicam para qualquer cenário e contexto em que você precisa de métricas para acompanhar resultados de um projeto, ação, campanha…até na sua vida pessoal você pode usar isso.

Configuração

Antes de iniciar qualquer tagueamento é mandatório fazer uma série de configurações em qualquer ferramenta de analytics para ter um melhor resultado nas suas análises e insights. Dentro do Framework de analytics ela tem 8 etapas – acompanhe aqui:

1. Criação de Conta

Para a coleta dos dados, você precisará criar a sua conta de Analytics. Mas é claro que apenas criar não vai ser suficiente. Há muitos passos a serem feitos que eu especifiquei no framework para te servir de guia nesse passo a passo. Após a criação da conta e propriedade (se você já tiver uma conta, crie apenas a propriedade de GA4.) você obtém o ID da Métrica – um código composto como esse:

Para a coleta dos dados, você precisará criar a sua conta de Analytics. Mas é claro que apenas criar não vai ser suficiente. Há muitos passos a serem feitos que eu especifiquei no framework para te servir de guia nesse passo a passo. Após a criação da conta e propriedade (se você já tiver uma conta, crie apenas a propriedade de GA4.) você obtém o ID da Métrica – um código composto como esse:

G-XXXXXXXXXX

Esse código será usado no seu tagueamento ( o GA4 trabalha com a tag de configuração e a tag de evento que aceita até 25 parâmentros – você vai precisar de um bom planejamento para otimizar seus disparos), seja pelo tag manager ou cadastrado na plataforma CMS (sistema de gerenciamento de conteúdos) em que seu site está hospedado, o google nos fornece uma lista das plataformas que aceitam o ID da métrica “G-XXXXXXXXXX”.

Pronto, você passou por essa etapa, dando continuidade…

2. Fluxo Dados

Se no GA Universal a gente se preocupava com as views e filtros, agora temos que nos preocupar com o fluxo de dados.  Há muitas coisas a serem configuradas lá dentro. Mas eu vou destacar 3 que não podem faltar:

    • Declarar os domínios: se a jornada que o seu usuário passar por mais de um domínio você vai registrar uma nova sessão a cada troca. Agora já imaginou o estrago que isso vai fazer na sua taxa de conversão se as suas sessões forem maiores do que é na realidade?
    • Tráfego Interno: esse é um clássico e poucos se preocupam. Se funcionários, parceiros, desenvolvedores, agências acessarem direto seu site, como você vai saber qual é o percentual de visitas do cliente? Pense nisso.
    • Sessão: esse então, ninguém olha. Você sabia que pode configurar o tempo de inatividade e o a forma de cálculo da sessão engajada? Dá pra fazer isso aqui.

3. Conexão de Ferramentas

Quer enriquecer suas análises? No GA4 você consegue conectar: Google ADS, Big Query, Google Shopping, Google Optimize, Google Play, Search Console…vale a pena acompanhar para saber se tem novidades nas conexões.

4. Configurações de Dados

Aqui nessa etapa vamos nos preocupar com os seguintes itens:

    • Coleta de Dados: aqui podemos configurar os indicadores do Google, Informações sobre Dispositivos e Local, Personalização de Anúncios e Coleta de Dados de Usuários. Isso vai permitir construir uma melhor identificação dos seus usuários.
    • Retenção de Dados: não esqueça de ajustar o tempo de coleta de 2 para 14 meses…isso mesmo é bem menos que no GA Universal.
    • Filtros de Dados: você pode filtrar dados de tráfego interno (como eu mencionei no Fluxo de Dados), mas também filtrar os dados dos desenvolvedores, vale a pena fazer isso.

5. Validação TI reporta para Marketing

Essa etapa é o primeiro ponto de validação. Aqui validamos a entrada inicial de dados que serão manipulados na etapa seguinte. É importante também reportar ao marketing que os dados especificados na performance foram coletados.

6. Configuração Eventos, Conversão, Público e afins.

    • Eventos: você sabia que pode criar eventos à partir de outros eventos. Planeje com cuidado pois você pode perder o controle na gestão dos disparos.
    • Conversão: crie seus eventos à partir dos eventos que forem coletados.
    • Público-Alvo: crie suas listas de público com base nos eventos coletados. Se você precisar montar uma lista à partir de uma conversão, você precisará configurar a conversão primeiro.
    • Dimensão e Métricas: você sabia que pode configurar dimensões e métricas à partir de parâmetros de eventos.

7. Configuração Mídia Própria e Paga

Procure parametrizar as campanhas sempre de forma unificada! Assim, cada campanha será única, mesmo que seja exibida em vários locais (origem), sejam elas pagas (Google Ads e nas redes sociais) ou não (ações próprias em qualquer meio digital). No GA4 são 8 utm’s, mais oportunidades para a sua gestão. Essa etapa também tem no GA Universal, embora sejam 5 UTM’s.

8. Validação Marketing reporta para TI

Uma vez que a primeira parte do tagueamento está funcionando e as configurações foram feitas com sucesso, é preciso validar as configurações das conversões e os disparos das campanhas previamente configurados pelo time de Marketing. Se tudo isso estiver ok, siga confiante para as análises

Análise

Para ter boas análises é preciso preparar bem o terreno. Todos os passos do Framework foram justamente especificados para chegarmos neste momento com uma qualidade de dados que nos permita fazer análises muito mais assertivas e gerar assim bons insights.

Não importa de estamos no GA Universal ou no GA4. É importante observarmos os 4 pilates:

1.Público: 

Que informações do meu público podem me ajudar com a minha estratégia? Onde ele está e como ele acessa meu site

2. Tráfego: 

Como o meu público chegou no seu site? Quais os canais de origem.

3. Comportamento: 

Que informações do meu público podem me ajudar com a minha estratégia? Onde ele está e como ele acessa meu site, qual é o seu engajamento.

4. Conversão: 

Como está o desempenho das jornadas realizadas pelo meu cliente?

Insights

A partir das análises de dados é possível gerar informações relevantes para o crescimento do negócio, melhor desempenho de campanhas e posicionamento orgânico, além de dar suporte às áreas operacionais que dependem indiretamente dos dados do digital.

 

Agora que você viu as 12 etapas, você pode baixar o pdf.

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